Sherut Leumi- Serviço Nacional

Algumas Informações  antes de comeaçar a Leitura :

  • O papel do Beit Brasil é ajudar os novos imigrantes em Israel que são convocados pelas FDI.  Não é o objetivo, ou parte do escopo das atividades operacionais de qualquer organização ajudar a recrutar soldados para as Forças de Defesa de Israel.

 

  • As Informações são Informativas e sempre aconselhamos a consultar o seu Shaliach e a Pagina de Internet do Exército de Israel  .

 

  • Para Olim que tenham Pai e / ou Mãe nascidos em Israel , favor consultar o seu Shaliach e o Consulado de Israel .


 

"Sherut Leumi é uma chance de devolver ao país que me deu tanto" - Talia Shipman, voluntária em um jardim de infância para crianças com deficiência.

Sherut Leumi é uma opção de serviço nacional para meninas religiosas entre as idades de 17-24 que optam por não servir no FDI. ( Forças de Defesa de Israel ) .

Através das diversas opções oferecidas pelos vários estágios de Sherut Leumi, as jovens mulheres têm a oportunidade de trabalhar intensamente em um ambiente profissional em Israel e como resultado, aprender sobre si mesmas, suas capacidades e explorar campos de interesse que podem se tornar opções de carreira a longo prazo.

  • Por que considerer fazer Sherut Leumi? Sherut Leumi dá-lhe a oportunidade de:

- Devolver à Nação Judaica e a Israel.

- Trabalhar em um campo de interesse e explorar uma carreira potencial.

- Aprender Hebraico e integrar-se na sociedade israelense.

  • Quais são as diferentes opções de Sherut Leumi?

Sherut Leumi oferece uma ampla opção de Programas em diferentes áreas, incluindo educação especial, administração, hospitais, direito, geriatria e casas de repouso, clínicas de saúde, adolescentes em risco, segurança interna, educação, comunidades desfavorecidas, sem fins lucrativos.
 

  • Alguns esclarecimentos para refletir antes de decidir fazer Sherut Leumi:

- O que eu quero obter neste ano? (objetivos)

- Onde acho que posso contribuir mais?

- Existe uma área em que eu gostaria de ganhar experiência?

- Quero trabalhar principalmente com pessoas de língua inglesa?

- A comunidade serve a minha personalidade (por exemplo, Jerusalém vs. Kibbutz)?

- O valor que o hebraico influencia no trabalho: Quão fluente é o meu hebraico? Como posso melhorar o meu hebraico?

  • Como faço para começar o processo de Sherut Leumi?

Geralmente o processo é realizado somente depois de ter feito Alia e ter recebido a Cidadania Israelense.

 

Ha informações em Sites , como o Nefesh Benesh .

Clique aqui http://www.nbn.org.il/aliyahpedia/army-national-service/sherut-leumi/sherut-leumi-signing-up-in-israel-post-aliyah/

para saber como se inscrever para Sherut Leumi em Israel, depois de fazer Aliyah.

Clique aqui http://www.nbn.org.il/aliyahpedia/army-national-service/sherut-leumi/sherut-leumi-signing-up-from-within-israel-pre-aliyah/

Benefícios

Há um número de benefícios fornecidos para meninas (Bnot Sherut) durante o ano que estão completando seu serviço nacional. Também, os benefícios adicionais são fornecidos as Bnot Sherut solitárias (Bnot Sherut Bodedot) para ajudá-las com seu ano.

 

Os benefícios listados abaixo são fornecidos para todos as Bnot Sherut, a menos que seja indicado de outra forma.Por favor , consulte tambem o Exército .

Habitação

A maioria das Bnot Sherut têm direito a espaço em um apartamento compartilhado com outras Bnot Sherut. Em geral, se você vive perto de casa, você não receberá esse benefício, a menos que você trabalhe com sua Rakezet (coordenadora) e a organização para a qual você estará trabalhando.

Bnot Sherut Bodedot (solitarias) podem solicitar para ser colocadas em um apartamento com outras Bnot Sherut Bodedot, que será equipado com certas amenidades não encontradas em apartamentos regulars como: máquina de lavar roupa, forno, Wi-Fi, etc. Se você optar por não aderir a um destes apartamentos, as organizações de Sherut vao tentar o seu melhor para ajudá-la a receber esses serviços de qualquer maneira.

Transporte

A cada dois meses, Bnot Sherut recebem um Bul (carimbo) para colocar no seu cartão de Sherut Leumi, que lhes dá direito a passagens de ônibus interurbanos gratuitos.

Além disso, todos os meses Bnot Sherut recebem uma soma de 250 NIS para ser usado para comprar uma passagem de ônibus intra-cidade (Chofshi Chodshi). O Chofshi Chodshi oferece viagens ilimitadas dentro dos limites da cidade. Pode-se optar por não usar esse dinheiro para o cartão, mas será então necessário pagar por cada viagem usando o transporte público.

Salário mensal

A soma total que cada Bat Sherut recebe cada mês é de aproximadamente 1.110 NIS. Isto inclui 850 NIS para despesas básicas de vida e 250 NIS para o transporte mencionado acima. Bnot Sherut que não vivem nos apartamentos fornecidos recebem 100-150 NIS menos por mês.

Apoio

Rakezet (coordenadora): A Rakezet serve como uma supervisora e uma conselheira para as Bnot Sherut durante seu ano, e é também a ligação entre os voluntários e as organizações de Sherut Leumi.

Madricha (Conselheira): Bnot Sherut Bodedot (solitarias) recebem uma Madricha, além da Rakezet, que irá oferecer assistência e orientação.

Nefesh B'Nefsh está aqui para ajudar e aconselhá-la com o que você possa precisar.

 

Descontos:

Bnot Sherut recebem descontos em restaurantes, cinemas e empresas de telefonia celular. Você pode receber esses descontos com o seu cartão de Bat Sherut.

Programas de aprendizagem

Oraita – Shiurim (aulas) muitas vezes estão disponíveis, geralmente uma vez a cada 2 semanas.

http://www.nbn.org.il/aliyahpedia/army-national-service/sherut-leumi/sherut-leumi-glossary-of-terms/

 

Especificamente para Bnot Sherut Bodedot:

Olot Chadashot, que também são reconhecidas como Bnot Sherut Bodedot têm direito a um subsídio mensal igual ao de um soldado solitário (aproximadamente 433 NIS por mês). Para receber este benefício, deve-se aplicar ao Misrad Haklita e apresentar seu Teudat Oleh, bem como seu cartão de identificação de Sherut Leumi.

* O benefício deve ser renovado todos os anos no Misrad Haklita.

Benefícios recebidos após a conclusão do Sherut Leumi: (Dado apenas para cidadãos israelenses)

1) Ma'anak: Uma quantia de 3.665 NIS por ano de serviço (até dois anos, totalizando 7.330) é depositado diretamente na conta bancária da Bat Sherut.

2) Pikadon: Uma soma de 6,637 NIS por um ano de serviço (13,273 NIS por dois anos) é reservada para a Bat Sherut. Este dinheiro pode ser acessado durante os cinco anos pós-Sherut Leumi para fins limitados, incluindo: educação superior, casamento, ou iniciar um negócio. Entre cinco e sete anos após o serviço, este dinheiro pode ser acessado e usado para qualquer propósito.

Para obter mais informações, consulte o seguinte link (em hebraico)

http://www.hachvana.mod.gov.il/hacvana/Pages/default.aspx

Existem algumas condições necessárias para ser recebido:

- A Bat Sherut precisa ter feito Aliyah antes do começo do seu Sherut.

 

- A Bat Sherut deve ter em mãos um Ptor (dispensa) do exército no primeiro dia de Sherut.

- A Bat Sherut deve completar 12 meses completos de Sherut Leumi de acordo com os requisitos da organização de Sherut Leumi.

* Isto é relevante para o seu primeiro ou segundo ano de Sherut.

Significando que se você queira fazer Aliyah antes do segundo ano de Sherut, o acima é ainda necessário para o recebimento do Ma'anak e Pikadon.

*** Valores sujeitos a alterações.

 

Como posso ser dispensada do serviço militar obrigatório?

 

Existe a possibilidade de obter uma isenção de servir nas FDI por motivos religiosos. Pode-se iniciar o processo de obtenção de um Ptor (isenção - פטור) antes ou depois de receber seu Tzav Rishon (primeiro aviso - צו ראשון).

Para obter uma isenção (Ptor) do exército por razões religiosas, você deve:

1. Vá até a Rabbanut. Para obter uma lista dos escritórios de Rabbanut em todo o país, clique aqui: Http://www.rbc.gov.il/RabbinicalCourts/Pages/default.aspx

Traga 2 fotos de passaporte. Há uma taxa de processamento de 45 NIS (o Rabbanut não aceita dinheiro, apenas cartões de crédito / débito israelenses). Os escritórios da Rabbanut abrem em geral às 8:30 / 9.00 da manhã .

2. Explique para a Rabbanut que você não quer servir o exército por razões religiosas. Algumas meninas são convidadas a se encontrar com um rabino que pode fazer perguntas para ver "se elas são religiosas"; Outras são capazes de obter o Hatzharah (declaração) sem mais questionamentos.

3. Quando tiver o Hatzharah em mãos você deve levá-lo para o Lishkat Hagiyus e entregá-lo. Entregar o Hatzharah leva apenas alguns minutos, mas receber o Ptor (isenção) do Exército pode levar cerca de dois meses.

4. Quando você receber o seu Ptor por e-mail, certifique-se de guarda-lo, pois sem ele você não será capaz de fazer Sherut Leumi. (Se você perdê-lo você pode acionar o Lishkat Hagiyus e eles vão lhe enviar outro.)

Se você não recebeu seu Ptor antes da data de seu Tzav Rishon, você deve ir a Lishkat Hagiyus no dia designado. Você deve seguir as instruções do exército até receber seu Ptor.

Você deve obter seu Ptor pelo menos 90 dias antes de sua data de Giyus. Se você não receber o seu Ptor no tempo, o exército pode decidir te alistar.

Tradução : Amanda Amorim

Sherut Leumi - Serviço Nacional