Tradução : Sharon Abadi

Seguro Nacional ( Bituach Leumi )  – Ajuda para os Filhos

O Bituach Leumi (Instituto Nacional de Seguridade Social) oferece um subsídio mensal a todos os cidadãos israelenses com base no número de filhos menores de 18 anos. Todo Ole Chadash é elegível a este benefício imediatamente após a Aliyah.

Para solicitar esse subsídio, basta ir ao escritorio do Bituach Leumi mais próximo com os seguintes documentos: Teudat Oleh (certificado de Oleh), Teudat Zehut (carteira de identidade de Israel), certidões de nascimento de cada criança, número da conta bancária, e uma carta (ou declaração) do banco confirmando que você e seu cônjuge compartilham uma conta conjunta.

O pedido para filhos nascidos em Israel é submetido pelo hospital onde a criança nasceu. Nesse caso a mãe e o pai devem trazer suas carteiras de identidade ao hospital, e fornecer ao hospital o número de sua conta bancária. O valor é pago no dia 20 de cada mês e é transferido para a conta bancária da mãe ou para a conta conjunta da mãe e seu cônjuge. Caso a mãe tenha uma dívida com o Instituto Nacional de Seguridade Social, o Instituto tem o direito de deduzir do subsídio o montante da dívida, até que o total da dívida seja saldado.


 

Valores do Subsídio de Filhos (valores válidos em 1º de Janeiro 2016 - em NIS):

O valor do subsídio é determinado pelo número de filhos na família, de acordo com as datas de nascimento, e varia de acordo com o direito da família a receber uma bolsa de subsistência do Bituach Leumi. O montante do subsídio é definido de acordo com os três fatores a seguir:

1. Para crianças nascidas a partir de 1º de Junho de 2003:

3. Incremento para quem recebe um dos seguintes benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social: benefício de apoio a renda, manutenção, aposentadoria por idade com suplemento de renda ou pensão para sobreviventes com suplemento de renda.

As pessoas que recebem esses benefícios recebem também um incremento do subsídio por filhos em relação ao terceiro e quarto filhos, no valor de NIS 98 para cada (valor válido em 01.08.2013).

Para verificar o valor do subsídio por filhos que sua família receberá, o site do Bituach Leumi oferece uma calculadora online (em hebraico), ou você pode ligar para 02-646-9666. Note que o subsídio por filhos é concedido para filhos até seus 18 anos de idade que residem em Israel.

Para outras questões relacionadas ao Bituach Leumi/Seguridade Social, clique aqui para acessar o website em inglês.

2. Para crianças nascidas até 31 de Maio de 2003: