Pense sobre o processo pelo qual você passou antes de decidir fazer Aliá - a pesquisa, a analise das opções, as decisões difíceis. Todas as etapas incluem algo que, por definição, os seus filhos não têm quando se trata de fazer Aliá - escolha. Como adultos, escolhemos fazer Aliá, mas nossas crianças são praticamente obrigadas a seguir as decisões que tomamos. Compreender a realidade básica pode colaborar muito no sentido de ajudar os nossos filhos.

 

O que isso significa na prática?
 

Antes de fazer Aliá

 

  • Envolva os seus filhos o máximo possível no processo de tomada de decisão. Fale sobre isso no início do processo; não espere. Fale sobre Israel, sobre porquê você sente que é a melhor opção para a sua família, pesquise junto com sua família sobre as comunidades que podem lhes interessar e sobre as quais vocês estudarão mais ou eventualmente visitarão em uma possível viagem piloto. Mantenha seus filhos envolvidos ao longo de todo o processo, ao tomar decisões e aprender mais sobre as opções disponíveis

 

 

  • Convide seus filhos para discutir sentimentos acerca Sua Aliá. Ouça sem julgamento quando lhe dizem como se sentem. Reconheça o quão difícil será para eles deixar seus amigos, e compartilhe o quão difícil será para você também.

 

Ajude seus filhos a se conectar a pessoas que já vivem em Israel. Pode ser a alguém da família, amigos que fizeram Aliá, ou amigos que o Beit Brasil pode apresentar com antecedência.
 

  • Aprendam Hebraico como um projeto familiar. Algumas idéias: falem em hebraico por um certo tempo a cada dia, assistam vídeos em hebraico, encontre livros, revistas e jornais em hebraico fácil. Etiquete objetos doméstico com palavras em hebraico. Treinem juntos, brinquem e tornem isso divertido.

 

  • Envolva seus filhos no processo físico real de fazer Aliá – coisas como embalagem e compras. Consciente das limitaciones físicas de sua nova casa em Israel, permita-lhes escolher o que levar com eles e que deixar para trás

 

  • Ajude seus filhos a planejar como eles ficarão em contato com os amigos. Hoje em dia dispomos de e-mail, Skype, Facebook , linhas VoIP para manter a conexão. Fale sobre isso e estabeleça algum tipo de sistema para falar com amigos em uma base regular.

 

Depois de fazer Aliá


Esteja preparado para tudo. Algumas crianças se adaptam facilmente, mas é muito natural se sentir solitário, triste ou irritado, mal-humorado. Podem verbalizar a raiva e hostilidade. Seja qual for a reação, segure a onda e repita para si mesmo que isso é normal para uma criança que foi recentemente transferida de um lado do mundo para o outro. Tente criar empatia com o que seu filho está passando.

 

  • Incentive seus filhos a  fazerem novos amigos. A chave para o sucesso da adaptação é a parte social. Tanto crianças, jovens e fihos mais velhos precisam fazer amigos, a fim de se sentir confortável em seu ambiente. Busque oportunidades para marcar com amigos e incentivar a interação

 

 

  • Redefina o sucesso na escola. Ajude seus filhos a entender que o objetivo do primeiro ano de Aliá é aprender hebraico e se adaptar a um novo ambiente educacional. A medida do sucesso durante o primeiro ano deve focar no desenvolvimento de competências e confiança ao invés de simplesmente nas notas do boletim do seu filho.

 

  • Orçamento para Aulas Particulares. A fim de ajudar seus filhos a ganhar o senso de competência exigido, eles precisarão de aulas adicionais, pelo menos durante o primeiro ano. A quantidade de ajuda que recebem no sistema escolar é variável e pode não ser suficiente.

  • Chugim. são uma excelente forma de dar a uma criança um sentimento de realização que não é baseada no idioma e é mais focado no social. Inscreva seus filhos em Chugim onde eles possam se destacar - e construir amizades

 

Não se esqueça de desfrutar de Israel em família. Tire um dia de férias da escola para se divertir. Isso ajudará a construir a identificação de seus filhos com os mesmos valores que os seus, que lhe levaram a fazer Aliá. Você não é mais um turista em Israel, mas não significa que não haja uma infinidade de coisas para desfrutar juntos.
 

  • Seja paciente. Você acabou de imigrar para um país novo, com uma nova cultura, língua e sistema educacional. Vai levar um tempo para você e seus filhos se adaptarem a todas estas novidades; e os diferentes membros da família se adaptarão em ritmos diferentes – uns mais rapidamente, outros mais lentamente. A Aliá é uma grande transição – dê tempo para seus filhos se adaptarem. Pode levar um tempo, mas eles vão chegar lá.

 

Preparando seus filhos (e você mesmo) para a Aliá

Meu filho de sete anos ficou animado quando lhe dissemos que faremos Aliá –e passou a ficar ansioso para que chegasse logo a data Eu disse adeus aos amigos e à família sem problemas, e ele vivia repetindo aos amigos o quanto sortudo ele era. Agora que estamos aqui, parece um pesadelo. Ele chora todos os dias, se recusa a ir para a escola e diz que'nos odeia por termos feito Aliá. Socorro! O que está acontecendo?

 

Pense sobre o processo pelo qual você passou antes de decidir fazer Aliá - a pesquisa, a analise das opções, as decisões difíceis. Todas as etapas incluem algo que, por definição, os seus filhos não têm quando se trata de fazer Aliá - escolha. Como adultos, escolhemos fazer Aliá, mas nossas crianças são praticamente obrigadas a seguir as decisões que tomamos. Compreender a realidade básica pode colaborar muito no sentido de ajudar os nossos filhos.
 

O que isso significa na prática?

"