Planejando sua aposentadoria

 

Um número grande e crescente de cidadãos idosos estão optando por passar seus anos de aposentadoria em Israel. Algumas pessoas querem se juntar a seus filhos que já fizeram aliá, enquanto outros vêm por conta própria para realizar um sonho de viver em Israel. Hoje, a aposentadoria de Israel é um opção viável. :

 

Opções de moradia: Muitos aposentados compram  ou alugam apartamentos em Israel e vivem de forma totalmente independente. Outros procuram comunidades que oferecem atividades de recreação, enquanto outros precisam de uma instalação que tenha assistência de enfermagem integral ou limitada. Segue uma lista de residenciais privados para terceira idade, o site americano oferece opções para procura em Israel de acordo com a cidade www.retirementhomes.com.

 

Planejamento e Orçamento Financeiro: Avaliar a sua situação financeira quando você se muda  para um novo país pode ser uma tarefa assustadora. É importante elaborar um orçamento e organizar suas finanças antes de fazer aliá.

 

Saúde: O sistema de saúde israelense aceita todos os candidatos, e não discrimina pessoas com condições pré-existentes. Para quem precisa de tratamento especial para doenças crônicas ou pessoas com deficiências, há a opção de asilo ou cuidado em domicílio ou cuidadores estrangeiros. Veja detalhes no site em inglês do governo: 

http://www.btl.gov.il/English%20Homepage/Benefits/LongTerm%20Care/pages/default.aspx

 

Benefícios concedidos pelo Estado: Aposentados são elegíveis para um Certificado da Terceira Idade (recebido por homens com idade superior a 66 anos e 4 meses e por mulheres com idade superior a 61 anos e 4 meses). Com este certificado há uma variedade de descontos e benefícios em transportes, parques, shows, peças de teatro e outros serviços. Além disso, alguns aposentados têm direito a um desconto na Arnona (IPTU). Veja o número de telefone de contato para o Departamento de Serviço a Terceira Idade na sua região: Haifa e Norte 04-861-9132, Tel Aviv e Centro 03-512-5519, Jerusalem: 02- 654-7025, Sul: 08-626-4903.

 

Pensão: O Ole que chega com mais de 60 anos geralmente não está apto a receber a pensão padrão do Governo de Israel. Veja sua elegibilidade no site em inglês do órgão responsável do governo de Israel:

http://www.btl.gov.il/English%20Homepage/Benefits/Old%20Age%20Insurance/Pages/default.aspx

A Planejando sua aposentadoria