Pequenos Conselhos para Economizar em Israel

> Aliapédia > Finanças

Texto Talia Klein Perez  * Como Economizar 3600 NIS em 40 minutos

 

Nosso governo aprovou leis que favorecem os consumidores, principalmente cancelando as altas multas que tínhamos que pagar para deixar um provedor de serviços por outro.

 

Na maioria dos serviços agora, a taxa de quebra de contrato é calculada da seguinte forma: 8% do valor médio mensal multiplicado  pelo número de meses que ainda faltam.

 

Eu não tinha aproveitado as novas ofertas ainda, mas há um mês eu percebi que estava pagando muito mais caro pelo seguro do que antes. Então eu comecei a fazer telefonemas.

 

Estas são as minhas economias depois de cerca de 40 minutos de trabalho (ao longo de algumas semanas, eu não tive tempo para fazer tudo de de uma vez só):

  • Telefone celular: economia de 150 shekels
  • Seguro de vida hipotecário: economia de 15 shekels
  • Seguro residencial (bens no interior do imóvel): economia de 470 shekels por ano, ou 39 shekels por mês
  • Infra-estrutura da Internet e linha Bezeq: economia de 46 shekels
  • Provedor de Internet: economia de 20 shekels
  • Cartão de crédito: economia de 15 shekels
  • Seguro do carro: economia de 472 shekels.

Eu não vou passar da Yes para a Hot porque não gosto do conteúdo deles. Prefiro cancelar a TV a cabo se precisarmos, então por enquanto não farei nenhuma economia a esse respeito.

 

A maioria dessas economias são pequenas, mas somam mais de 300 shekels por mês (3600 por ano). O mesmo preço que 6 pacotes de fraldas, ou 2 atividades extracurriculares para as crianças ou uma conta poupança para a faculdade, ou para aqueles de nós que ainda não tem filhos: um ótimo final de semana na Europa.

 

No total, acho que gastei cerca de 40 minutos para mudar tudo isso.

 

Aqui estão as minhas dicas:

 

1) Não deixe o fato de que você não tenha nascido em Israel ( Sabra ) te intimidar. Peça a um amigo para ajudar ou apenas insista. Você pode usar o Kamaze para comparar preços. Antes de ligar para o seu provedor atual, ligue para a concorrência para obter cotações.

Leva uma hora para conseguir falar com o suporte, mas apenas 1 minuto para falar com alguém do departamento de vendas. Aproveite-se isso. Se for uma apólice de seguro, peça que eles enviem uma cópia da apólice por e-mailpara que você possa comparar a cobertura.

 

2) Não ameace o representante. Há um limite para o que eles podem oferecer. Economize tempo e peça para falar com o  shimur lekuhot (retenção de clientes).

 

3) Decida com antecedência qual é o preço que você está disposto a aceitar. Eu poderia ter economizado mais 7 shekels por mês, trocando a minha infra-estrutura de Internet, mas não valeria a pena: eu já economizei 46 shekels sem nenhuma dor de cabeça.

 

4) Mantenha uma lista organizada de todos os seus provedores que podem mudar: Seguros, telefone celular, Internet, etc. Um mês antes da renovação, comece a fazer ligações. Você pode preencher formulários online para que eles liguem para você. Isso pode economizar tempo!  :-) As empresas são legalmente obrigadas a avisar quando o contrato ou plano terminam, mas poucas pessoas prestam atenção e de repente você está pagando50 shekels a mais por mês mais para o mesmo serviço. Aqui está a planilha do Excel que eu uso, você pode baixá-la e usá-la também.

 

5) Saiba que os clientes novos sempre obtêm ofertas melhores do que os clientes existentes. Um representante  gritou comigo no telefone e disse que a nova empresa para a qual eu mudei o meu seguro vai subir o preço após o primeiro ano também. Eu respondi que para economizar 470 shekels, eu posso dar um telefonema de 5 minutos e mudar novamente em um ano.

 

6) Não deixe que NINGUÉM insista para que  assine ou mude de plano. Não tenha pressa. Se você fizer isso com antecedencia,  não estará estressado e não renovar o seu pacote por um preço maior.

 

7) É melhor ligar para as empresas de celular do que ir nas lojas ou centros de serviço. Eles geralmente têm preços melhores do que os centros, e como bônus eles não como fazer com que você se sinta culpado e assinequalquer coisa. Foi assim que eu economizei 150 shekels para a minha sogra na conta de celular dela. Se não bastasse, ela agora também ganhou um smartphone novo.

 

8) Fale com seus amigos. Pergunte quanto eles pagam. Use isso para negociar (meus amigos do Twitter me ajudaram a conseguir o pacote melhor para a minha sogra).

 

9) Não faça o seu seguro hipotecário através do banco. É mais fácil, mas muito mais caro. Se possível, tente obter um acordo para todos os seguros hipotecários em conjunto, você pode obter um pacote melhor. O seguro de vida não tem compromisso e você pode mudá-lo a qualquer momento.

 

10) Não pague por equipamentos adicionais dos fornecedores, como roteadores. Não há nenhuma lei sobre isso, e você pode acabar pagando muito dinheiro pelo roteador. Um bom roteador custa menos de 200 shekels. Invista em um para que você possa deixar o seu fornecedor de  Internet sempre que quiser. Invista em um roteador que lhe permita conectar com cabo e ADSL para que você possa livremente trocar entre Bezeq e HOT (eles trabalham de maneiras diferentes).

 

11) Nunca pague mensalidade por um cartão de crédito fora de seu banco (como Superpharm e Sufersal). Ligue se começarem a cobrar diga que você quer cancelar o cartão. Eles renovarão o cartão por mais um ano sem taxas de manutenção todas as vezes, sem sequer falar com um gerente.

 

12) Mizrahi Tefahot dá o cartão da Superpharm gratuitamente por 2 anos. Nós vamos pegar um quando tivermos um filho pois sabemos que será um cartão útil.

 

13) Faça um favor para os seus pais e avós se eles estão em Israel. Eles provavelmente não atualizaram seus pacotes em anos e estão pagando mais por 2.5 mb do que você está pagando por 15. Perguntei sobre pacotes para meus pais e avós ao mesmo tempo e isso nos garantiu boas ofertas. Bônus: A sua vó vai achar que você arrasou!

 

14) Preencha formulários online ao invés de ligar para todas as companhias de seguros de carro. Assim as empresas é que ligam pra você. A grande surpresa foi que o único agente de seguros que me ligou me deu uma cotação melhor: uma economia de mais de 200 shekels.

 

Para a mesma cobertura que a Pheonix me ofereceu diretamente! E isso depois que eu já havia negociado e conseguido um desconto de 250 shekels, dizendo que eu tinha uma melhor oferta da AIG. Novamente, o fato de que eu fiz isso com um mês de antecedencia e sem estresse foi uma das coisas que ajudou.

 

15) A Bezeq não é mais legalmente autorizada a cobrar pela linha telefônica para quem usa apenas a internet. Então ligue agora para cancelar e economize mais 25 shekels por mês!