Convidado: Fern Allen

Este guia é dedicado à memória do meu pai, Philip Allen (Shmaryahu Pinchas ben Yisrael ve Hinda Chaya, zichrono livracha), que viveu conosco em Jerusalém durante o último ano de sua vida, e faleceu em Tisha Ba’av, 5767. Criei este guia para ajudar outros que estão pensando em trazer os pais idosos à Israel, afim de facilitar todo este processo. Eu aprendi muito com a vinda do meu pai e será um prazer dividir minha experiência com você.

 

Introdução

A tradição judaica enfatiza que o cuidado com os pais é uma grande mitzva. O Talmud em Shabbat 127a diz: "Estes são os frutos que uma pessoa desfruta neste mundo, e continua a apreciá-los no mundo vindouro. Eles são: honrar os pais ... "

Isto é verdade especialmente se pais idosos têm a capacidade física e mental reduzida, o que afeta sua sobrevivência. A tarefa de cuidar deles não precisa ser desgastante. A minha esperança é que este guia vai lhe restabelecer a confiança, poupar tempo e aborrecimentos desnecessários, e dar-lhe um tempo precioso de qualidade para gastar com os seus entes queridos.

(Obs: Este guia foi baseado na cidade de Jerusalém. Serviços para terceira idade podem variar de acordo com a região do país).

 

Lidando com a situação

Embora seja um grande mitzvah para cuidar dos pais idosos, e trazê-los para Israel, não subestime o tempo e energia que vai exigir de você, a criança /cuidador. Você será advogado deles, em todos os sentidos da palavra - especialmente se o seu pai não sabe hebraico e não está familiarizado com o sistema israelense. Você tem que manter-se flexível, manter seu emprego e ao mesmo tempo atender as demandas de sua própria família.

Meu conselho: Obtenha o máximo de ajuda possível. Estimule seus familiares. Tenha um tempo para si mesmo e seu parceiro. Separe um tempo para sair para um bom jantar, ou apenas ir para uma caminhada. Tire um fim de semana para você e seu cônjuge. Tente trabalhar em conjunto com outras pessoas que trouxeram seus pais aqui.

 

Aliá

Cenário comum: Seus pais idosos conseguem cuidar deles mesmo, e de repente eles enfrentam uma crise de saúde que necessita de intervenção por dos filhos. O problema é que você tem toda sua vida em Israel, e, em seguida, é feita a difícil decisão: é hora de trazer os seus pais para Israel, para que possa ter um cuidado especial com as suas necessidades físicas e emocionais. Os idosos precisam de um advogado; alguém para tomar as decisões difíceis para eles. Um cuidador não pode fazer isso por eles, ou substituir um filho / parente.

É muito importante seu pais fazerem formalmente a Aliá, pois um dos benefícios é a garantia de receber a cobertura de saúde completo, não importa a condição pré-existente. Não caia na armadilha de pensar que uma seguro de saude do exterior vai cobri-los em Israel. Seguro de saúde de turista pode ser muito caro, e pode não cobrir condições pré-existentes. Verifique com seus pais se eles tem outros seguros de saúde privado e o que cobre (e por quanto tempo) e se cobre quando a pessoa esta no exterior.

 

Preparativos para Aliá

Primeiro contate com a Agência Judaica (0-800-891-8023). Como parte do processo de Aliá, há a entrevista com o candidato.

A Aliá pode ser um processo fácil e rápido se você tiver todos os documentos em ordem. Porém, a aprovação do processo pode levar até 2 meses depois de todos os documentos são submetidos.

Você precisa dos seguintes documentos originais para o processo iniciar:• Certidão de Nascimento – Original• Certificado de Casamento – Original (se os dois pais estiverem vivos)• Certidão de Divórcio – Original (se necessário)• Atestado de óbito do parceiro – Original• Carta do rabino confirmando que você é judeu, é filho de uma mãe judia ou a certidão de conversão – Original• Pode ser pedido uma carta do médico do seus pais sobre sua condição médica.

É muito importante fornecer os documentos originais. Os representantes são muito rígidos sobre isto.

Lembre-se que seus pais ganharão uma viagem de ida sem custos à Israel. Faça questão de pedir uma cadeira de rodas! (Mesmo que eles não necessitem!). Isto irá fazer as coisa mais fáceis no aeroporto para eles e para você.

Depois que seus pais tirarem a Teudat Zehud com foto (Registro de Identidade Israelense) é importante marcar uma reunião com um advogado o mais rápido possível. Com estes documentos você vai evitar aborrecimentos e economizar seu tempo:• Procuração• Testamento: Importante ter com você caso seus pais necessitarem ir ao hospital.• Testamento em Israel: Isso irá agilizar os procedimentos de inventário e poupar muita dor de cabeça.• Procuração  bancária: Você necessita de uma procuração especial de um banco israelense onde ele vai ter conta. Você terá que trazer seus pais com você para abrir uma conta e assinar os documentos necessários. Confira com o banco se há algum serviço domiciliar.• Documento legal que confirma que você tem o poder legal para assumir as finanças do seu pai quando eles são incapazes de cuidar de seus assuntos financeiros.

 

Preparação para a moradia

 

Morando com os pais

Quando trouxe meu pai para Israel, ele vivia com a gente. Mal sabíamos que este seria o último ano de sua vida, e, sem dúvida, foi um ano especial para todos nós. Um cuidador estrangeiro veio morar conosco. Embora, a princípio, parecia uma decisão difícil, estou orgulhoso do que fiz.

Meu pai era uma pessoa muito fácil de lidar, pouco exigente, e espirituoso. Sendo assim, ter um pai idoso morar com você não é uma decisão fácil, e vem com uma perda significativa de privacidade para todos. Há um período de adaptação, tanto emocional e prático.

Na prática, você vai precisar se certificar de que a sua casa está preparada para uma pessoa idosa. As sugestões a seguir também se aplicam para receber seu pai em um apartamento por conta própria:• Corrimões no banheiro/chuveiro.• Um assento especial caso seus pais necessitem.• Levantar o assento sanitário.• Corrimão nas escadas do edifício.• Bengala/Caminhador/Cadeira de rodas – é bom ter em mão caso eles necessitem.• Cama de hospital• É uma boa idéia ter um balão de oxigêno disponível em casa.

Obs: Estes equipamento podem ser emprestados ou comprados do Yad Sarah: 124 Herzl Boulevard, Jerusalem; Tel:  +972-2-6444-444  Fax: +972-2-6444-508; info@yadsarah.org.il,  www.yadsarah.org

Se você não tem um ajudante estrangeiro vivendo com você, esteja preparado para trabalho extra. Desde preparando seus pais de manhã e noite, possivelmente cuidando de tudo para eles, desde refeições até a higiene pessoal.

 

Morando em seu próprio Apartamento

Tenha certeza que o apartamento do seu pai será próximo ao seu e que ele more no térreo ou em um andar baixo, ou que tenha um elevador. Mesmo que seus pais morem sem você, mantenha-se precavido e atento para qualquer sinal de deterioração de suas capacidades de viverem a sós. Talvez você precisa de um cuidador, melhor no inicio do que tarde demais.

 

Lar para Idosos e Moradia Assistida que oferecem serviço a Terceira Idade

Há diversas opções públicas e privadas em Jerusalém. Eles fornecem uma série de servicos – de refeições, atividades sociais, cuidado intensivo – esteja atento pois as opções privadas são muito caras.

A maioria das moradias privadas têm diferentes níveis de cuidados para a situação de saúde do seu pai, que pode deteriorar-se. A maioria tem um médico de plantão e com serviço de enfermagem.

Eu não segui este caminho. Eu não tenho informações detalhadas. Há alguns nomes e números de lugares em Jerusalém:• Beit Moses – Tel: 02-673 2570 (Bairro Baka)• Beit Bart – Tel: 02-569 8811 (Bairra Baka)• Beit Tovei HaIr:  Serviços para moradores religiosos: Tel: 02-531 8318; http://www.tovei.co.il (Bairro Romema)• Nofei Yerushalim: Tel:  02-675 1311; 675 2240; http://www.nofey-yerushalaim.co.il (Bairro Bayit Vegan)• Neve Shulamit: Tel: 1-800-213-213; 050 525 8061;  http://www.neve-shulamit.co.il (Bairro Talpiot)

 

BITUACH LEUMI (Previdência Social) AND CHOK SIYUD (Lei de Assitência de Enfermagem)

Bituach Leumi é importante para o cuidado dos seus pais. Ninguém gosta de lidar com a burocracia, não fique desiludido: as agências de seguro privada(veja abaixo) podem ajudar a se registrar no Bituach Leumi.

As agências de saúde privada trabalham com Bituach Leumi. É do seu interesse, a das agências de saúde, ter seus pais registrados e acompanhados pelo Bituach Leumi.

Uma vez que seu pai tenha sido avaliado por um representante do Bituach Leumi, você pode ser elegível para a assistência financeira (kitzba) e para "horas" de cuidados de saúde.

É uma boa idéia fazer uma bateria de exames para um medico geriatra afim de avaliar a capacidade física e mental de seus pais. Se seus pais se registraram no plano de saúde do Maccabi, ele fornece 3 horas de atendimento com o gerontologista Dr. Shelly Sternberg. Inclui avaliação física e mental e uma consulta com o trabalhador social. Este relatório irá ajudar a convencer o Bituach Leumi a receber as horas de assistência.

Uma pessoa de Bituach Leumi virá para ao domicílio para entrevistar e avaliar o seu pai. Certifique-se de ter a documentação do médico geriátrico / da família, bem como cópias de renda de seus pais para que provar necessidade física e financeira.

Depois de receber a notificação por Bituach Leumi  de quantas horas de serviço seu pai tem direito que o seu pai (até 18 horas por semana), certifique-se de usar todas as horas que são dadas! Caso contrário, Bituach Leumi acabará por reduzir o número de horas, e você vai perder tempo tentando convencê-los de que você precisa destas horas (ou vai precisar deles nos próximos meses / ano, quando a saúde do seu pai deteriora-se).

 

Cobertura médica

Escolher plano de saúde do seu pai (Kupat Cholim) e os médicos são decisões extremamente importantes. Lamento muito a relatar a minha experiência que a maioria dos médicos de família são reticentes sobre a tomada de idosos em como pacientes. Tente o seu próprio médico solicite / insista / use a "protekzia" para que seus pais sejam atendidos.

Qual Plano de Saúde(Kupat Cholim) é melhor para os idosos?A decisão sobre o agência do plano de saúde é extremamente importante. Cada uma difere em relação aos serviços para os idosos. Estou apenas familiarizado com Macabbi, onde meu pai foi cadastrado Eles têm escritórios muito agradáveis em Jerusalém, e um parque de estacionamento conveniente, com um elevador no edifício que permite um fácil acesso para os idosos.

A maioria dos médicos aceitam Macabbi, e você pode escolher entre uma variedade de médicos (desde que eles aceitem novos pacientes). Meu pai tinha mais de 80 anos de idade, um fisioterapeuta de Macabbi vinha casa uma vez por semana para trabalhar com ele por cerca de 30 minutos.

É importante descobrir o serviço para o "fim da vida" de cada agência de saúde; os momentos em que o seu pai tem mais necessidade / doente e não pode se deslocar, e a tensão é maior para você. Por exemplo, em junho-julho de 2007, quando meu pai precisava de cuidados paliativos em casa, descobrimos que o serviço de cuidados domiciliar do Macabbi não incluem serviço nos fins de semana. (Disseram que nos fins de semana que poderíamos chamar de um número e deixar uma mensagem, e que alguém poderia voltar para nós no domingo. Por favor, note que esta política pode ter mudado desde julho de 2007.)

Desde entendemos que não iria atender às nossas necessidades, em vez Macabbi nos recomendaram o serviço de cuidados para idosos da  Hospice Hadassah em Monte Scopus em Jerusalém. Além dos serviços de moradia gerais de Hadassah, fomos capazes de falar com uma enfermeira em caso de emergência nos fins de semana.

Pelo que eu entendo, a agência de saúde Clalit tem serviços muito extensos para os idosos. Mas não tenho detalhes. Eu também não estou familiarizado com os serviços da agência de saúde Meuhedet para os idosos, embora eu entenda que Meuhedet vai enviar um representante para a casa de seu pai para registrá-los.

Muito importante: Saiba quais medicamentos a agência de saúde aprova. Você já deve ter uma boa idéia de quais os medicamentos que o seu pai usa, por isso é uma boa idéia verificar com antecedência, para não vai ter uma surpresa desagradável e aprender que alguns medicamentos não são cobertos na cesta de medicamentos aprovados. No caso de os medicamentos não serem cobertos, descobrir o quanto eles custam. Além disso, descobrir quais serviços que cada agência de saúde fornece na residência para seus pais (exames de sangue / urina? Fisioterapia? Será que um médico virá em casa em caso de emergência? Serviços de Pedicure ?, etc.). Ao fazer Aliá recomenda-se trazer os medicamentos necessários para os 3 primeiros meses em Israel.

Bom saber:• Seu pai vai ter a oportunidade de se inscrever para o plano de saúde de sua escolha na sua chegada no Aeroporto Ben Gurion. Recomenda-se a escolher o plano de saúde imediatamente para garantir que  tenha uma cobertura imediata. Alternativamente, é possível ir ao posto de correios local e  inscrever-se para o plano de saúde de escolha.

• Se o seu pai tem mais de 80 anos de idade: a maior parte dos planos de saúde irão enviar um técnico para a casa de seu pai para recolher amostras de sangue e urina. Marque este exame com seu médico de família.

• Se você conseguir uma receita de seu médico só para "garantir", você pode obter este alimento líquido nutritivo sem custo de sua agência de saúde na farmácia central do plano.

• Além de equipamentos medicos que o Yad Sarah pode fornecer, há também os seguintes serviços:

  • Exposição e centros de orientação, em que as pessoas podem escolher melhor os equipamentos necessários aos seus pais, serviços e técnicas de cuidados com idosos. 

  • Serviço de Turismo, na qual ajuda os visitantes de curta estadia a se organizar com os equipamentos e serviços.

  • O Yad Sarha oferece serviço para “dispositivo de chamada de emergência” e “conselho legal para idosos”

Para mais informação contate Yad Sarah: 124 Herzl Boulevard, Jerusalem; Tel:  +972-2-6444-444  Fax: +972-2-6444-508; info@yadsarah.org.il or www.yadsarah.org

 

Atividades sociais: o que meu pai fazer o dia todo?

Talvez o maior desafio para você e seu pai é encontrar atividades sociais adequadas para eles. Ter seu pai envolvido com outras pessoas é fundamental para o bem-estar  dele(e seu!). Existem várias opções, dependendo do estado mental, mobilidade e motivação de seu pai. Você vai precisar de dar uma pesquisada para ver qual é o melhor para o seu pai. Aqui estão algumas opções:

• Melabev  - Esta maravilhosa organização oferece programas de cuidados diário para idosos. Seus serviços são voltados para aqueles idosos com diferentes graus de demência e doença de Alzheimer. Eles têm um programa de Inglês em Talpiot, com uma equipe maravilhosa e carinhosa. Eles também executar uma variedade de programas em hebraico por toda a Jerusalém, e em Beit Shemesh e Pisgat Zeev. Você pode pedir para uma van para pegar seu pai em casa. Tel: 02-666-6198 / 655-5826, Fax: 02-666-6087, Email: melabev-org@bezeqint.net, Website: www.melabev.org.

• OLEI – É a principal organização latino Americana em Israel, suas filiais promovem atividades ao redor de Israel em espanhol como cursos de hebraico, passeios, teatro, orientação para busca de emprego e outros. Confira o link.

• OU Center – Localizado na Rua Keren Hayesod em Jerusalém, esta organização tem durante a semana muitas palestras interessantes voltadas para a população ortodoxa moderna. Muitos idosos vão assistir as palestras e participar dasatividades. Seuge a lista de programas para adultos: http://www.ou.org/israel/ic/adult.htm, 22 Keren Hayesod, POB 37015, 91370 Jerusalém, Israel. Tel .: (02) 5667787, Fax: (02) 5617432, E-mail: israelcenter@ou.org

 

Planos de saúde

As agências de saúde são uma grande fonte de informações e pode realmente ajudar você a simplificar a burocracia israelense. Eles geralmente não tomam dinheiro de você para estes tipos de serviços, uma vez que recebem dinheiro do governo e o seu pai pode beneficiar de assistência do Bituach Leumi.

Os benefícios do uso do plano de saúde são diversos: muitas vezes eles vão preencher formulários para Bituach Leumi (e outras formulários), e geralmente vai submeter os formulários. É uma grande ajuda e uma enorme economia de tempo (o plano de saúde pode vir atender seu pai em casa!)

A fim de obter um cuidador estrangeiro, você precisa ir através das agências de saúde credenciadas. Seu pai pode estar para receber as horas de serviço para Bituach Leumi (Previdência Social)  (através Chok Siyud, a Lei de Assistência de Enfermagem), e as agências vão oferecer um cuidador que pode ser utilizado pela horas oferecidas pelo Bituach Leumi, que vai ajudar o seu pai com banho, caminhar, tarefas domésticas, compras e lazer. Veja o artigo "Contratar um profissional de Relações Exteriores" para obter mais informações e um cuidador estrangeiro.

• A grande agência de cuidadores em Jerusalém é a Goldman (Tel: 02-625-1141).

• Utilizamos a Natan - (Tel: 02-500-3841).

 

Informações Gerais

Os trabalhadores estrangeiros podem ir de uma agência para outra, depois de trabalharem no país e ter concluído o trabalho com seu primeiro empregador. Se você encontrou um cuidador estrangeiro por sua conta, você não tem que pagar comissão para a agência de cuidadores. Mesmo se o trabalhador que deseja contratar é conectado a uma agência diferente, eles podem ficar se registrar com a sua agência. Isso não custa nada.

Se você contratar um trabalhador estrangeiro, e por algum motivo que não der certo, você pode contratar outro legalmente. Mas depois do segundo, torna-se problemático. Portanto, tenha cuidado quando contratar pela primeira vez, porque suas opções são limitadas.

Esteja atento: quando o seu trabalhador estrangeiro tem um dia de folga, ou está doente e não pode trabalhar, legalmente você não pode "preencher" com outro trabalhador estrangeiro. De acordo com a lei, a pessoa que trabalha com seu pai para substituí-lo deve ter cidadania israelense.

Taxas• Salário entre 1,200 – 1,500 NIS por mês.• Dinheiro para despesas pessoais: Legalmente, você tem que dar NIS 100 por semana (esta soma pode ser maior desde este artigo foi escrito).• Seguro Saúde – você tem que prover ao cuidador; sua agência irá recomendar os planos.• Bituach Leumi(Previdência Social) – você tem que prover.

Obtenha referências de empregadores anteriores do cuidador! Descubra como eles são; como era o relacionamento com os idosos; se eles assistiram muita TV; se voltavam a trabalhar depois do dia de folga; se o cuidador ficou doente frequentemente.

Ao entrevistar um cuidador estrangeiro:

Tente analisar o seu nível de Inglês. (Geralmente o cuidador estrangeiro fala inglês e as agências sempre dizem que o trabalhador estrangeiro tem um inglês excelente, mas tenha em mente que o inglês pode ser muito abaixo do padrão. Isto é importante não só porque eles precisam se comunicar com o seu pai, e você, com facilidade. Mas também é necessário se eles precisam chamar uma ambulância ou médico se você não está disponível. Em caso de uma emergência médica, comunicando adequadamente o cuidador pode salvar a vida de seu pai!

Perguntas a serem feitas durante a entrevista com o trabalhador estrangeiro:

Descubra onde eles trabalharam anteriormente; por que eles saíram; quanto tempo eles trabalharam lá; quando eles vieram para Israel; qual agência eles estão registrados. Esclarecer quais os dias que eles querem de folga. Verifique se eles fumam. Veja se eles podem satisfazer as necessidades físicas de seu pai (especialmente levantar seu pai), bem como as necessidades emocionais (eles vão se tornar um amigo e companheiro para o seu pai)? Eles são amigáveis educados e prestativos?)

Converse com vários candidatos. Você vai ver que há uma grande variedade de personalidades e capacidades. Certifique-se de que você se sinta confortável com o trabalhador estrangeiro antes de apresentá-los para o seu pai, conheçer um novo cuidador pode ser muito consativo para os idosos (e muitas vezes ele pode ser recusar a ter alguém para cuidar além de você!).

Onde encontrar trabalhadores estrangeiros:

Embora a  agência vai recomendar cuidadores para você, você não tem que contratar as pessoas que lhe enviam. As recomendações são a melhor maneira de encontrar um trabalhador estrangeiro adequado, por isso use seus com pessoas que você conhece que usou cuidadores estrangeiros..

Entre em contato com a agência Melabev, Tel: 02-666-6198 / 655-5826, melabev-org@bezeqint.net, sobre os cuidadores do Moadon Inglês. Eles falam Inglês e é uma boa maneira de fazer contatos. Pode-se contatar o coordenador para lingua inglesa do Melabev, Marsha Donchik( Melabev Inglês Moadon: 02-651-6467) ela conheçe todos os cuidadores estrangeiros que estão à procura de trabalho.

Outra fonte é o site Janglo (www.janglo.net). Poste uma mensagem que você está procurando um cuidador estrangeiro, e também de verificar no site para ver quem está disponível. (Muitas vezes, leva um tempo para os cuidadores estrangeiros a encontrarem um emprego, então você pode ter sorte e encontrar alguém que tenha boas recomendações e esteja disponível.) Mais uma vez, contatos é a melhor opção.

Agencias de cuidadores:• Goldman – Este é a maior agência de cuidadores estrangeiros (Tel: 02-625-1141).• Natan – (Tel: 02-500-3841). Eu usei esta agência, eles nos ajudou a lidar com a burocracia.

Atenção: Fique longe de qualquer agência que fique com o passaporte de um cuidador estrangeiro. É ilegal, e se você encontrar uma agência deste tipo, devem ser comunicados à organização Kav L'Oved: Tel: 02-624 2801; 03 6883766

AGÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA CURTO PRAZO  

Se o seu pai está internado, ou você precisa de ajuda extra em casa, aqui estão alguns números de agências de assistência de saúde privada que prestam atendimento privado no curto prazo. É uma boa regra de nunca deixar seuente amado em um hospital.

• 1-700-70-70-50 (divulgado pelo Hospital Hadassah)

• 052-222-2220 (divulgado em Shaarei Zedek Medical Center)

 

TEREM (Pronto Socorro)

Use serviços do Terem sempre para algo que não é grave o suficiente para ir para o hospital, e não há nenhuma maneira que você pode entrar em contato com seu próprio médico. Em Jerusalém, os seus escritórios estão nos bairros de Romema, Old Katamon e Talpiot. Clique aqui para mais informações.

 

Fim da vida

Se o seu pai morrer em casa, você deve esperar por um médico para vir e emitir uma certidão de óbito (Teudat Ptira). Antes que você entre em contato com o Chevra Ḳaddisha , faça várias cópias deste certificado temporário, como você vai precisar dar uma cópia para o Ḳaddisha chevra, e você vai precisar de uma cópia para si mesmo, para mostrar no Ministério do Interior.

Então contate o Chevra Ḳaddisha para preparar o corpo para o enterro. Todos os cidadãos israelenses têm direito a uma sepultura sem custos e ao sepultamento. Todos os custos são cobertos pelo Estado. (Esteja ciente, no entanto, que você tem que pagar, a fim de "reserva" um lugar ao lado do falecido.)

Chevra Ḳaddisha: Recomendação: Ficamos muito satisfeitos com o Ḳaddisha chevra "Kehillat Yerushalim". Tel: 02-625 2281; fax: 02-622 1757.

Tombstone: Nós também ficamos muito satisfeitos com "David Bazani", localizado na Har Menuchot em Jerusalém. Fale com Yehuda. Tel: 050-576-0779.

Em geral, não se esqueça de verificar a lápide com atenção para os erros de ortografia antes de fazer pagamentos finais. Cerca de 2 semanas após a morte, ir até o Ministério do Interior e conseguir pelo menos 6 cópias de Teudat Ptira. Você vai precisar de cópias originais deste documento, a fim de fechar as contas bancárias de seus pais, e para outros assuntos jurídicos. Em contato com um advogado para todos os procedimentos relativos homologar um testamento.

נער הייתי גם זקנתי ולא ראיתי צדיק נעזב

Tizku leMitzvot!

Se você tiver  idéias ou informações que você sente que beneficiaria a outros, por favor enviá-las para mim em inglês no jewishpapercuts@gmail.com, e eu vou considerar sua incorporação no artigo presente. Obs: O autor, não faz nenhuma garantia,  representação de empresa seja expressa ou implícita, e não assume qualquer responsabilidade legal, direta ou indireta, ou responsabilidade pela exatidão, integridade ou utilidade de qualquer informação fornecida. Este guia não é uma fonte de referência oficial e não deve ser utilizado para essa finalidade. As informações contidas neste guia é apenas para o ensino geral. Este guia fornece links para sites e organizações que podem ser úteis ou do interesse dos usuários. Estes são apenas para fins informativos, e sua inclusão não implica o endosso de nenhum fornecedor, produto ou serviço. Se você acha que se beneficiaram deste Guia, e quer expressar sua gratidão, por favor, faça uma doação para Melabev, em: PO Box 3235, Jerusalém 91031. © Fern Allen Artigo Atualizado: maio 2013

A Guia Informal para Trazer Pais Idosos à Israel