Como Registrar os Filhos nos Ganim e na Escola

> Aliapédia > Escola e educação

Matrícula Escolar

 

Escolher uma escola para o(s) seu(s) filho(s) é uma das decisões mais importantes que precisam ser feitas no processo de planejamento da Aliá. Entender a forma como o sistema escolar em Israel funciona irá ajudá-lo a tomar uma boa decisão. Muitos Olim estão acostumados com o sistema de escolas particulares no qual a matrícula ocorre na própria escola sem qualquer intervenção governamental. Em Israel, todas as escolas estão sob a supervisão da Machleket HaChinuch (Departamento de Educação )

 

As seguintes diretrizes são válidas para o processo de matrícula na pré-escola, ensino fundamental e médio. Observe que pode haver alguma variação dessas diretrizes para escolas especializadas ou em determinadas cidades. O processo de matrícula no setor Charedi é diferente. Os pais devem solicitar um formulário diretamente na pré-escola, escola primária, Yeshiva Ketana, ou Seminário (ensino médio para meninas). A matrícula para a escola só ocorre depois que o aluno foi aceito na escola. Algumas escolas fazem parte de uma rede (Beit Yaakov, etc.). Nessas escolas, o processo de matrícula e cadastro é feito através do escritório central da rede escolar.

 

Escola Infantil (Gan) e Fundamental I

 

Documentação necessária:

  • Mispar Zehut (número de identidade) de cada criança e dos pais.
  • Os números de passaporte da criança e dos pais são aceitos no lugar do Mispar Zehut.
  • Comprovante de residência na cidade precisa ser fornecida através de uma cópia da declaração Arnona (IPTU) que inclui o nome da família.
  1. Se a família está vivendo em um imóvel alugado, precisará fornecer o contrato de aluguel válido por um ano e que inclui o nome dos pais.
  2. Se uma família não está no país durante o período de matrícula, eles podem dar uma procuração a um cidadão israelense, desde que cada criança e os pais tenham um Mispar Zehut e comprovantefee de residência.

Taxas:

  • Não há taxa de inscrição; No entanto, há um depósito que será cobrado no primeiro mês de aula.
  • Entre em contato com a Iriá (prefeitura) local ou com o conselho de educação para verificar se há taxas para o Gan (para crianças de 3 a 5 anos).
  • Existe uma taxa anual de 400-450 nis para o Gan Chova (jardim de infância para crianças de 5 anos). Um formulário Horaat Keva (autorização bancária) deve ser apresentado.
  • Apesar do Gan ser gratuito, há uma taxa adicional para o Tzaharon (programa da tarde). O pagamento do Tzaharon é feito diretamente com a organização que opera o Tzaharon e o preço é determinado localmente.
  • A anuidade da escola elementar varia de 500-4000 nis por ano (dependendo do tipo de escola).

Localização:

 

Prazos:

  • As informações sobre a matrícula são enviadas pelo correio em dezembro.
  • As inscrições ocorrem em janeiro - fevereiro.
  • Atenção! O registro não garante que a criança estudará em uma determinada escola. Em junho/julho uma carta é enviada, designando a escola onde a criança será colocada para o próximo ano letivo. Isso depende do seu endereço e afiliação religiosa.
  • Após receber esta carta, os pais tem sete dias para recorrer da decisão.
  • Uma família pode submeter um pedido para registrar seu filho em um gan ou escola que não está em seu distrito, além de registrar seu filho para a escola do distrito de residência.

Fundamental II e Ensino Médio

 

Documentação necessária:

  • Mispar Zehut (número de identidade) de cada criança e dos pais.
  • Os números de passaporte da criança e dos pais são aceitos no lugar do Mispar Zehut.
  • Comprovante de residência na cidade precisa ser fornecida através de uma cópia da declaração Arnona (IPTU) que inclui o nome da família.
  1. Se a família está vivendo em um imóvel alugado, precisará fornecer o contrato de aluguel válido por um ano e que inclui o nome dos pais.
  2. Se uma família não está no país durante o período de matrícula, eles podem dar uma procuração a um cidadão israelense, desde que cada criança e os pais tenham um Mispar Zehut e comprovantefee de residência.
  • As escolas que não são regionais exigem apenas Mispar Zehut (ou número de passaporte).

Taxas:

  • Taxa inscrição de 75 nis para o exame de avaliação nacional.
  • A anuidade da escola elementar varia de 1500 - 15.000 nis por ano (entre aulas, dormitórios, horas adicionais e transporte).

Localização e Processo:

 

  • A matrícula em escolas regionais é feita através do registro on-line. Muitas escolas também podem exigir um exame de admissão e entrevista para a admissão à escola.
  • Atenção! O registro on-line é para notificar a escola que o aluno está interessado em se candidatar à escola. Ele não confirma a aprovação do aluno.

Prazos:

  • Mamlachti-Dati (religioso): processo começa em dezembro.
  • Mamlachti (secular): processo começa em março.

Exames: Há um exame nacional padronizado para a admissão a Ulpenot e Yeshivot (escolas secundárias religiosas com dormitórios) não-regionais, ou seja, escolas que não são restritas por um distrito ou bairro em particular. esse exame ocorre em cidades em todo o país em dezembro. O exame é composto de: compreensão da língua hebraica, matemática, conhecimentos gerais de Torá e inglês.

  1. Para uma lista de escolas não-regionais: http://cms.education.gov.il/NR/rdonlyres/462E4FBA-BF1D-47E5-A1C2-4B977FF31DFB/120819/resource_1245745251.doc
  2. Olim podem pedir para fazer o exame em Inglês. O pedido deve ser feito no formulário de inscrição.
  3. As crianças que têm diagnóstico de deficiência de aprendizagem podem receber leniências no exame desde que tragam a declaração de um psicólogo educacional (http://cms.education.gov.il/NR/rdonlyres/462E4FBA-BF1D-47E5-A1C2-4B977FF31DFB/119875 /3.doc).
  4. Os resultados dos exames são enviados para as escolas selecionadas pelo aluno. A escola analisa os resultados e decide se convidará o aluno para uma entrevista.
  • A admissão às escolas locais Mamlachti, Ulpanot, e Yeshiva é de acordo com os ditames da escola e / ou da cidade em particular e não inclui necessariamente um exame de admissão e um processo da entrevista.
  1. Or exemplo: Em Jerusalém, Mamlachti-Dati: os alunos se inscrevem on-line para até três escolas. A Machleket HaChinuch colocará os alunos em uma escola de acordo com os pedidos. Nas escolas Mamlachti, os estudantes se inscrevem on-line para suas duas primeiras escolhas de escolas. A Machleket HaChinuch tentará colocar os alunos em uma escola de acordo com os pedidos do aluno.

Pré-Aliyá

  • Algumas escolas reservam vagas para crianças antes que a família faça Aliá. Isto é mais comum em escolas que são semi-particulares (tanto no ensino fundamental quanto médio).
  • Em algumas cidades que têm coordenadores de Olim, uma vaga em uma determinada escola pode ser reservada. Mesmo que uma vaga não possa ser reservada, é importante que o coordenador de Olim saiba as notas dos seus filhos para que possam planejar as horas do Ulpan. Para reservar uma vaga em uma escola, é importante entrar em contato com a escola no inverno (entre setembro e dezembro).
  • É importante lembrar que todas as cidades são obrigadas a colocar seu filho em uma escola local. Se não houver vaga na escola do distrito, a criança será colocada num distrito vizinho.