BITUACH LEUMI - INSTITUTO DE SEGURO NACIONAL

O Bituach Leumi (Instituto Nacional de Seguro) é a instituição responsável pelo pagamento de diversas pensões e subsídios para as pessoas beneficiárias de acordo com a Lei de Seguro Nacional. É o equivalente ao Seguro Social nos Estados Unidos, ou ao Seguro Nacional no Reino Unido. Todos os israelenses residentes, a partir dos 18 anos de idade, devem, segundo a lei, estar cobertos pelo Bituach Leumi e, portanto, são obrigados a pagar contribuições. 

 

Para informações e conultas Pessoais , o número de telefone Gratuito  é*6050

RESIDÊNCIA

De acordo com o Bituach Leumi, a condição para a cobertura do seguro é de acordo com a Residência em Israel, e não com a cidadania. A definição de residência é se o centro de sua vida é ou não em Israel.

 

Entre os critérios determinantes estão:

 

Seu local permamente de residência (morar em Israel por mais de 183 dias por ano)

O local de residência da sua família

Onde os filhos estão sendo educados

O local principal de trabalho ou estudo

 

Para o Bituach Leumi, portanto, mesmo se você estiver morando em Israel com visto de estudante e não formalizou a Aliya, você pode ser considerado um residente e poderá pagar contribuições. 

 

Você pode continuar sendo considerado um israelense residente mesmo vivendo no exterior, caso a estada no exterior seja temporária (por exemplo para estudos, viagem, trabalho temporário, etc), desde que o centro de sua vida continue em Israel ( por exemplo , manter uma casa em Israel , manter uma conta corrente e nela receber o Salário  )

 

Benefícios

 

O Bituach Leumi oferece uma ampla gama de serviços para todos os israelenses residentes. O objetivo é fornecer uma base financeira de subsitência para camadas fracas da população e para famílias com dificuldades de curto ou longo prazo, cobrindo todos os aspectos da vida de um israelense residente

 

Contribuições para o Seguro Nacional e de Saúde

 

O Bituach Leumi recolhe contribuições de seguro de todos os residentes, de acordo com a renda e situação, e paga os beneficiários. São cobradas multas (e juros) de quem não paga na data estipulada pela lei. 

 

O Bituach Leumi é responsável também por arrecadar contribuições do seguro de saúde, de acordo com a Lei Nacional de Seguro Saúde. Estas contribuições são transferidas para as várias Kupot Cholim (fundos de saúde). Todas as pessoas seguradas precisam ser registradas em uma das Kupot Cholim do país e podem escolher uma delas. A Kupah deve fornecer a todos os segurados uma cesta básica de serviços de saúde conforme a lei. Para mais informações, clique aqui. 

 

O valor a ser pago para os seguros nacional e de saúde é calculado de acordo com o seu nível de renda de trabalho e de outras fontes. O seu status profissional também é levado em conta, por exemplo:

 

Empregado assalariado

Autônomo

Pessoa que não trabalha

Para informação sobre taxas e valores clique aqui.

 

 

Viagem ao Exterior

 

Israelense residente morando no exterior deve continuar pagando o seguro nacional e de saúde. Atrasos no pagamento durante a permanência no exterior podem anular seu direito de receber serviços de saúde por muitos meses. Portanto, é importante continuar pagando as contribuições de seguro mesmo vivendo no exterior. 

 

Em geral, o Bituach Leumi continuará considerando um residente de Israel pelos primeiros cinco anos após a mudança ao exterior. Depois destes cinco anos, você será requisitado a provar que a permanência no exterior ainda é temporária e que o centro de sua vida ainda é em Israel. Para isso, é necessário preencher um questionário e mandá-lo com uma carta detalhando sua posição. 

 

O Bituach Leumi poderá examinar sua residência mesmo antes dos cinco anos de permanência no exterior. Por exemplo, caso você entre em contato com o Bituach Leumir e peça para provar que o local central de sua vida mudou.

 

Retorno de residentes

 

Se você mudou para o exterior e deixou de ser um israelense residente, mas depois voltou a viver em Israel, é necessário notificar o escritório mais próximo do Bituach Leumi.Você terá que preencher um questionário e agregar a documentação mostrando que deixou de ter o centro de sua vida no exterior (por exemplo: venda de propriedade ou posses, cancelamento de seguro, fim de tempo de emprego, anulação de cidadania estrangeira, etc).

 

Você também terá que apresentar documentação mostrando que o centro de sua vida mudou para Israel (por exemplo: envio de petences para Israel, aluguel de apartamento, contrato de trabalho, registro de crianças na escola, etc. O funcionário do Bituach Leumi irá examinar e determinar se você poderá ou não ser reconhecido como residente.  

 

Após ser reconhecido com residente em retorno, estará apto a receber benefícios do Bituach Leumi e terá que pagar as contribuições relevantes. Mas, para receber serviços médicos de acordo com a Lei Nacional de Seguro de Saúde, terá que esperar um período de 6 meses.

 

Há a possibilidade de reduzir o período de espera através de pagamento ao Bituach Leumi.

Tradução : Michel Galendo

BITUACH LEUMI - INSTITUTO DE SEGURO NACIONAL