Mudar de país. Mudar de trabalho. Fazer as malas e se mudar. O que tudo isso tem em comum? Além de serem mudanças radicais na sua vida, também são os três fatores mais estressantes pelos quais um casamento pode passar.

 

A Aliá implica nos três – e esse é só o começo. Não é de espantar que vários casamentos sofrem com o stress que vem junto com as mudan;as relacionadas com a Aliá; Aqui vão algumas dicas que podem ajudar seu casamento a navegar pelos mares dessa transição.

 

Casamento Também É Uma Tarefa - A Aliá pode parecer uma lista de tarefas sem fim. Além de todas as compras e corre-corre de uma instituição para outra, não se esqueça de dar atenção à coisa mais importante que você trará consigo para Israel – seu casamento. Reserve 15 minutos do seu dia para tomar um café com seu cônjuge mesmo nos dias mais corridos. O tempo que você passa cultivando essa conexão será mais que recompensado, afinal sua relação permanecerá sendo uma fonte de apoio constante e estável.

 

Respeite Suas Diferenças - Homens são de Marte e mulheres são de Vênus - mesmo em Israel. Muito provavelmente você e seu cônjuge terão reações diferentes a alguns ou mesmo a todos os aspectos da Aliá. Ter consciência dessas diferenças é importante, e apoiar seu cônjuge independente do quão diferente de você ele se sente é um fator crítico. Lembre-se não existe uma maneira certa para se sentir acerca da Aliá. A transição já é difícil o suficiente mesmo sem contar com o fato do seu cônjuge sentir que há algo de errado com ele porque ele não sente o mesmo que você.

 

A Tartaruga e a Lebre - O ritmo da Aliá é diferente para cada um. Algumas pessoas se adaptam à vida em Israel imediatamente, enquanto para outros é uma longa e lenta viagem, até que todas as peças do quebra-cabeça se encaixem. Isto pode ser um desafio na vida de um casal, especialmente se um está se superando enquanto o outro está sofrendo. Seja sensível ao ritmo da adaptação do seu cônjuge – pode ser muito diferente do seu.


Levar em consideração as questões acima pode garantir que seu casamento chegue a Israel tão intacto quanto seus pertences tão cuidadosamente embalados.

A Aliá e o seu casamento